BLOG

Nutrição Funcional: Uma Abordagem Individualizada

  • Clínica do Corpo
  • 16/01/2024
  • Saúde e Bem-estar

A Nutrição Funcional é uma abordagem dinâmica que visa promover um estilo de vida saudável e prevenir doenças crônicas. Ela se concentra no equilíbrio nutricional e na individualidade bioquímica de cada pessoa. Vamos explorar mais sobre essa área da ciência da saúde.

O que é Nutrição Funcional?

A Nutrição Funcional é uma área da Nutrição que analisa a relação entre a alimentação e a saúde de um indivíduo, considerando a sua individualidade genética, bioquímica e ambiental. Ela visa promover a saúde e o bem-estar físico e mental do indivíduo através de uma dieta saudável, personalizada e equilibrada.

Características da Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional é caracterizada pelas seguintes diretrizes:

  1. Tratamento focado no paciente: A Nutrição Funcional se concentra no bem-estar total do paciente, melhorando a sua saúde através de uma alimentação personalizada e equilibrada.
  2. Individualidade bioquímica: Cada paciente é único e tem interações exclusivas entre a genética e o ambiente. Portanto, a Nutrição Funcional leva em consideração o estilo de vida do paciente e o contexto em que ele vive ao indicar alimentos que promovem a saúde.
  3. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: A Nutrição Funcional se concentra em fornecer nutrientes de forma equilibrada, considerando quais são melhor absorvidos e aproveitados pelo organismo do paciente.
  4. Inter-relações entre sistemas fisiológicos: A Nutrição Funcional considera o corpo humano como uma rede interligada de sistemas. Portanto, um problema em uma parte do corpo pode afetar o corpo como um todo.
  5. Saúde como vitalidade positiva: A Nutrição Funcional visa promover um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Benefícios da Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional oferece vários benefícios, incluindo:

  1. Melhora do organismo: A Nutrição Funcional ajuda a melhorar o funcionamento do organismo, beneficiando todos os órgãos.
  2. Equilíbrio nutricional e prevenção de doenças: A Nutrição Funcional ajuda a prevenir doenças e promove um equilíbrio nutricional.
  3. Fortalecimento do sistema imunológico: A Nutrição Funcional ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças.
  4. Eliminação de toxinas: A Nutrição Funcional ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, favorecendo a eliminação de toxinas e a desintoxicação do corpo.

Em conclusão, a Nutrição Funcional é uma abordagem individualizada que visa promover a saúde e o bem-estar físico e mental através de uma alimentação personalizada e equilibrada. Ela oferece várias oportunidades de carreira e benefícios para a saúde. Portanto, vale a pena considerar a Nutrição Funcional como uma opção para uma vida mais saudável.

Partilhe este artigo:

E-mail | geral@clinicadocorpo.com.pt

Arrábida Shopping | 918 102 200

Gandra | 930 546 995